Telefone: 21 2215-7184

Boletim de Notícias

Fique por dentro de temas importantes sobre gestão de políticas públicas no estado do Rio de Janeiro.

Proposta de reforma tem 149 votos, mostra pesquisa Atlas Político

O texto da reforma da Previdência enviado pelo governo à Câmara tem hoje o apoio decidido de 95 deputados federais, de acordo com dados apurados e tabulados pela empresa de consultoria Atlas Político. Outros 54 parlamentares da Casa concordam com grande parte da redação, mas têm restrições a aspectos do projeto.

Com isso, é razoável estimar que, se fosse levada hoje à votação no plenário, a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) defendida pelo presidente Jair Bolsonaro teria, pelo menos, 149 votos favoráveis, ressalvados os destaques (votações separadas de trechos segregados do texto principal, a pedido de bancadas partidárias).

Os dados são da primeira rodada de um monitoramento permanente da taxa de apoio à reforma da Previdência publicado em primeira mão pelo Valor. Para ser aprovada na Câmara e então seguir para o Senado, são necessários 308 votos de um universo de 513 deputados – três quintos do total. Os 149 votos mais seguros favoráveis ao texto da PEC são 48% do do necessário para a aprovação.

Batizado de ‘Termômetro da Previdência’, o placar on-line da reforma passa a ser atualizado no site do Valor a partir de três frentes: entrevistas com deputados feitas presencialmente, por e-mail ou telefone; identificação de manifestações públicas individuais no noticiário ou em redes sociais; e posicionamentos feitos ao Atlas por iniciativa dos próprios parlamentares. Esse acompanhamento será realizado até o dia da votação no plenário, sem data definida.

Conforme a atualização mais recente, há 144 deputados decididamente contrários à reforma, grupo formado majoritariamente por parlamentares de oposição. Outros 220 nomes – o maior contingente – devem ser classificados como indefinidos. É a soma dos que manifestam indecisão com os que não respondem sobre o assunto.

No site do Valor, o Termômetro da Previdência ficará abrigado dentro da página especial da reforma que estreia. Além das taxas de aceitação e rejeição da proposta, o placar informa o nível de aceitação do texto por partido, por estado de origem do parlamentar e por sexo. Também é possível consultar o posicionamento individual de cada deputado.

Com 54 representantes (a maior bancada da Câmara, empatada com a do PT), o PSL é o partido que entregaria o maior número de votos favoráveis à reforma, 52 seguros mais um apoio parcial. Hoje, o único partido com bancada integralmente favorável à reforma é o Novo, legenda que tem oito deputados.

Os critérios de apuração e contabilidade de votos do Termômetro da Previdência foram desenvolvidos pelo Atlas Político. A empresa contatou por e-mail, telefone ou presencialmente todos os deputados federais em exercício.

Há casos de deputados que não responderam aos chamados do Atlas, mas se manifestaram publicamente sobre o assunto no noticiário ou em suas redes sociais. Em situações assim, o voto é contabilizado conforme a manifestação pública mais recente do parlamentar. Outra situação é de representantes que não responderam, mas pertencem a partidos que já se posicionaram sobre a reforma e que historicamente apresentam tendência de votar de forma unânime em temas dessa natureza. Em casos assim, o voto individual do deputado foi computado conforme a posição pública de sua agremiação.

NOTA METODOLÓGICA

Definição dos posicionamentos
APOIO TOTAL Disposto a votar pela aprovação integral da proposta atual do governo ou com mínimas ressalvas
APOIO PARCIAL Apoia grande parte da proposta, mas tem restrições a alguns aspectos
INDEFINIDO Não manifestou posição ou não decidiu ainda se votará pela aprovação ou rejeição da proposta atual
CONTRA Disposto a votar contra a proposta atual do governo ou irá se abster

Metodologia

Os 513 deputados federais foram contatados pelo Atlas Político por e-mail, telefone e presencialmente. Os que não responderam foram classificados como indefinidos, exceto nas seguintes hipóteses:
  1. Deputados de bancadas partidárias com posicionamentos públicos unânimes foram classificados de acordo com o consenso do partido até este momento;
  2. Deputados que se manifestaram publicamente em relação a reforma no noticiário ou nas redes sociais foram classificados de acordo com este posicionamento.

Fonte: VALOR

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com