Telefone: 21 2215-7184

Boletim de Notícias

Fique por dentro de temas importantes sobre gestão de políticas públicas no estado do Rio de Janeiro.

Política requer “gelo na veia”

Esta semana tivemos intensas negociações políticas após o TRE-RJ indeferir a candidatura de Washington Reis como vice do governador Cláudio Castro, o que levou o ex-prefeito de Duque de Caxias a renunciar, na última sexta-feira. Foram muitas negociações partidárias, uma leva de candidatos surgindo, como o caso dos deputados federais Dr. Luizinho e Vinicius Farah, entre outros nomes menos cotados para substituir Reis na chapa de Castro.
Mas, por que essa vaga de vice é tão cobiçada? O fato é que, como Cláudio Castro está na sua reeleição e não pode mais disputar outro pleito para o governo do estado, muito provavelmente, em 2026, ele irá desincompatibilizar-se do cargo para disputar outro cargo eletivo, como o de senador ou deputado federal, por exemplo. Com isso, vai possibilitar que o seu vice fique como governador durante nove meses e possa disputar uma reeleição sentado na cadeira, o que é uma grande vantagem para quem pretende concorrer à vaga para o Palácio Guanabara. Ou seja, o vice de agora será um potencial candidato a governador daqui a quatro anos.
Após dias de conversas com ânimos acirrados,  inclusive com carta e ameaças de rompimento por parte do União Brasil com a Coligação, chegou-se a um denominador comum e o deputado estadual Thiago Pampolha foi o escolhido como novo parceiro da chapa. O anúncio foi feito pelas redes sociais de Claudio Castro, ontem. Pampolha está no seu terceiro mandato de deputado estadual e estava em campanha pela reeleição.
A escolha evidenciou uma das grandes virtudes do governador Cláudio Castro: a habilidade de negociar. Teve sangue frio suficiente, esperou o momento certo, não se desesperou com as pressões, não se destemperou, buscou o consenso entre os maiores partidos aliados e acabou conseguindo colocar um nome que lhe dá bastante conforto.
Thiago Pampolha, de 35 anos, foi secretário estadual de Meio Ambiente de Castro, em 2020, é uma pessoa muito próxima a ele, além de ser um político novo, de uma nova safra. Com isso, o governador não só fortalece a sua posição na capital, principalmente na Zona Oeste, mas também ganha tranquilidade para governar com um vice de total confiança.
Enfim, política é pra quem tem gelo na veia.
PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com