Telefone: 21 2215-7184

Boletim de Notícias

Fique por dentro de temas importantes sobre gestão de políticas públicas no estado do Rio de Janeiro.

CCJ da Câmara aprova parecer a favor da reforma da Previdência

Foram 48 votos a favor e 18 contra

Após pouco mais de nove horas, os deputados aprovaram, por 48 votos a favor e 18 contra, o parecer a favor da reforma da Previdência na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados.

A aprovação dá uma sinalização importante, em que pese seja só o início. Sinaliza que, quando o governo resolve se mexer e se articular, é possível conseguir os 2/3 necessários para a aprovação da Reforma da Previdência.

O resultado desta noite sinaliza uma vitória do governo no Congresso. Um acordo feito entre o Executivo e o Centrão que resultou nas mudanças no relatório do deputado Marcelo Freitas (PSL-MG) garantiu o apoio do bloco na votação desta noite.

Enquanto a oposição utilizava o kit obstrução para adiar a análise do texto, parlamentares governistas queriam dar celeridade ao processo. Ainda no início da sessão, conseguiram aprovar um requerimento de inversão da ordem dos trabalhos, ou seja, a leitura da ata do encontro anterior ficaria para depois da votação da PEC.

A CCJ é a maior da Câmara, é a que tem a maior quantidade de membros, foram 66 votos. Tem uma representatividade de todos os partidos, um retrato bem fidedígno do que é a Casa.

Quarenta e oito votos de 66 são mais de dois terços do que o era necessário.

É óbvio que isso pode não se retratar na Comissão Especial, nem no Plenário. O governo vai precisar trabalhar muito e, obviamente, ceder a essa turmas do centrão, mas é um bom começo, um bom caminho.

Agora o texto segue para a comissão especial, que deve ser instalada nesta quinta-feira, 25.

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com