Telefone: 21 2215-7184

Boletim de Notícias

Fique por dentro de temas importantes sobre gestão de políticas públicas no estado do Rio de Janeiro.

Análise do cenário político federal e estadual 

 
No Plano Federal…
 
As coisas estão em banho-maria, aguardando a recuperação do presidente Bolsonaro. Há um clima muito mais favorável à Reforma da previdência do que havia no ano passado, no ano eleitoral. 
 
Os novos governadores que assumiram, quase todos, estão quebrados. Estão, na maioria, com o mesmo problema, que é o fato da Previdência, as contas que não fecham. 
 
A solução para todos esses problemas seria fazer um esforço único, já que, obviamente, é um processo desgastante. Ao invés de fazer 27 reformas, fazer uma só, a nível federal, facilitaria a vida de todos. 
 
Há um consenso em relação a isso. Obviamente, essa é a principal pauta a ser tratada nesse primeiro semestre. Esse assunto resolvido, certamente, as perspectivas econômicas serão muito boas. 
 
No Plano Estadual…
 
Segue o governador mais em campanha do que, efetivamente, exercendo o cargo. 
 
Parece que há um completo desconhecimento do tempo das coisas, como a necessidade de ser fazer todas as “maldades” no início para que o governador usufrua do capital político que tem logo no início do governo. 
 
Nenhuma medida estruturante foi feita, até agora, em relação ao Estado. Pode ser que esteja no aguardo da aprovação da Reforma da Previdência, que é o principal problema do Rio de Janeiro. Mas, há outras coisas que deveriam ser feitas para que se conseguisse equalizar a questão financeira/orçamentária do Estado. 
 
Witzel segue tocando o governo com aparições, declarações bombásticas. Enfim, está num clima de campanha que, pelo visto, ainda não se encerrou. 
PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com