Telefone: 21 2215-7184

Boletim de Notícias

Fique por dentro de temas importantes sobre gestão de políticas públicas no estado do Rio de Janeiro.

Análise do atual cenário político nacional e no estado. 

O Jogo Começou
Na eleição do Senado e da Câmara o governo deu uma demonstração de força no Senado,  elegendo um presidente mais afinado com as suas propostas políticas. Agora, vamos ver as consequências disso. Não sei se vão ter muitas habilidades para contornar as feridas que ficaram, de modo a não viabilizar.
É bom salientar que o candidato do governo ganhou com 42 votos e são necessários 54 votos para aprovar qualquer mudança constitucional . Enfim, essas são coisas que veremos nos próximos dias.
Mas, de fato, a eleição dos dois presidente alinhados com o que o governo queria, é uma demonstração de força importante. São presidentes comprometidos com as reformas, especialmente, a Reforma da Previdência. Certamente, isso vai facilitar a tramitação delas. Aprovar já é outra coisa, em que pese, tanto governadores tanto prefeitos, hoje, trabalham fortemente para que eles sejam inclusas  e, certamente, serão bons cabos eleitorais importantíssimos.
No Estado…
A eleição do André Ceciliano já era meio favas contadas. Não é um aliado de primeira hora do governador, era de um partido adversário, mas é um presidente moderado e, certamente, não criará muitos problemas para o Witzel.
O problema maior, me parece, é a falta de coordenação política do governo e um certo plano de ação, principalmente, na questão das contas públicas.
O governo tem um déficit monumental previsto para esse ano e, passado um mês de governo, nenhuma medida de impacto para reduzir as despesas do governo, principalmente, na Previdência e na folha de pagamento, foram anunciadas.
Nenhum pacote de maldades foi anunciado nesse início. O governo vai perdendo capital político e fica, cada vez mais, difícil aprovar lá na frente.
PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com