Telefone: 21 2215-7184

Boletim de Notícias

Fique por dentro de temas importantes sobre gestão de políticas públicas no estado do Rio de Janeiro.

Há possibilidade de vitórias no primeiro turno?

Apesar de algumas pesquisas apontarem a vitória do ex-presidente Lula no primeiro turno, eu considero pouco provável.  De forma geral, as pesquisas não captam um voto silencioso, que é o do evangélico. Esse voto, na sua maioria, como é mais conservador, tende a ir para o presidente Bolsonaro. Então, não vejo como viável essa probabilidade de definição de quem vai governar o país, já no próximo domingo, dia 2 de outubro.
No plano estadual, aqui no Rio de Janeiro, as pesquisas, também, apontam que há chance da eleição  ser definida no primeiro turno. Porém, vale ressaltar que ainda há muitos indecisos, no voto espontâneo, para o governo do estado. Da mesma forma, é muito grande a possibilidade do voto evangélico migrar para o Cláudio Castro, que disputa, diretamente, com o Marcelo Freixo. Esse cenário pode representar para o atual governador uma situação favorável para a vitória logo no primeiro turno.
Já para o Senado, as pesquisas costumam ser muito traiçoeiras e surpresas costumam ocorrer, no nosso estado. Em geral, o voto para senador é o último que o eleitor escolhe. Algumas pesquisas indicam mais de 60% de indecisos no voto espontâneo. Há quatro candidatos mais competitivos disputando uma vaga, mas a eleição para esse cargo é muito aberta.
O fato é que estamos na última semana de campanha. Nesta terça-feira (27), terá debate com os candidatos ao governo do estado, na TV Globo, com a participação dos quatro principais nomes, Cláudio Castro, Marcelo Freixo, Paulo Ganime e Rodrigo Neves.
E, na próxima quinta-feira (29), vai acontecer o debate com os candidatos à presidência da República nas Eleições 2022, na mesma emissora. Segundo a Globo, foram convidados sete candidatos à presidência para o debate: Ciro Gomes, Luiz Felipe D’Ávila, Jair Bolsonaro, Lula, Padre Kelmon, Simone Tebet e Soraya Thronicke.
Certamente, a performance deles nos encontros vai influenciar os indecisos, que são poucos, para a eleição presidencial, mas para o governo do estado ainda são muitos.
PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com